terça-feira, 15 de novembro de 2011

Sociedade e Cultura

Cultura na abordagem sociocultural é definida como:
"... todo o resultado da atividade humana, do esforço criador e recriador do homem, de seu trabalho por transformar e estabelecer relações dialogais com outros homens." (FREIRE, 1974a, p.41). Ou seja, a cultura é formada a partir da experiência humana, não em forma de informações justapostas.

A participação do homem como sujeito acontece na medida em que a desmitificação também vai acontecendo. "Daí a necessidade do trabalho humanizante ser inicialmente um  trabalho de desmitificação, consistindo a conscientização num processo de tomada de consciência crítica de uma realidade que se desvela progressivamente." (MIZUKAMI, 1986)

Os mitos são criados pela estrutura dominante, pelos opressores. Os oprimidos, por sua vez, recebem os mitos como verdade absoluta, sem criticar.

Mizukami fala sobre as sociedades latino-americanas e as caracteriza com a presença de:
- Estrutura social hierárquica e rígida;


- Falta de mercados internos já que sua economia é controlada pelo exterior;
- Exportação de matérias-primas e importação de produtos manufaturados;
- Sistema precário e seletivo de educação, sendo a escola um instrumento de manutenção do status quo;
- Alta porcentagem do analfabetismo e de evasão escolar;


- Enfermidades decorrentes do subdesenvolvimento e da dependência econômica;
- Tênue esperança de vida e elevada taxa de criminalidade.

Essas sociedades são conhecidas como Sociedade objeto, sendo caracterizadas principalmente por utilizar o processo de Alienação. Não existe manifestação do pensamento autêntico, a realidade das pessoas que participam da sociedade é totalmente diferente da realidade do mundo.

"O homem alienado é atraído pelo estilo de vida da sociedade dominante e não se compromete com seu mundo real. Sua forma de pensar é reflexo do pensamento e expressões da sociedade dominante." (MIZUKAMI, 1986)


Referências:
MIZUKAMI, Maria da Graça N. Ensino: as abordagens do processo. São Paulo: EPU, 1986.

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