sábado, 5 de novembro de 2011

A Educação e a Escola aos olhos de Freire

Na Abordagem Sociocultural o homem se torna o sujeito da educação. Ele deve tomar consciência de que pode participar ativamente da história, que pode transformar a realidade. E ao tomar consciência, deve provocar e criar condições para que se densenvolva uma atitude de reflexão crítica, comprometida com a ação em todos os outros que participam da sociedade.
  


Como Dairrel falou muito bem em seu trabalho A escola como espaço sociocultural: "Analisar a escola como espaço sociocultural significa compreendê-la na ótica da cultura,  que leva em conta a dimensão do dinamismo, do fazer-se cotidiano, levado a efeito por homens e mulheres, trabalhadores e trabalhadoras, negros e brancos, adultos e adolescentes, enfim, alunos e professores, seres humanos concretos, sujeitos sociais e históricos, presentes na história, atores na história.  Falar da escola como espaço sociocultural implica, assim, resgatar o papel dos sujeitos na trama social que a constitui, enquanto instituição." (1992)


Para Paulo Freire, a educação assume um caráter que vai muito além da escola em si. Se a escola for considerada, deve ser um local onde seja possível o crescimento mútuo do professor e dos alunos. Para isso, os currículos e prioridades devem ser mudados totalmente.
 
"A escola, pois, para Paulo Freire, é uma instituição que existe num contexto histórico de uma determinada sociedade. Para que seja compreendida é necessário que se entenda como o poder se constitui na sociedade e a serviço de quem está atuando." (MIZUKAMI, 1986)

Segue abaixo um video com a narração do poema: A Escola - de Paulo Freire. 






Referências:
DAIRELL, Juarez T. A escola como espaço sociocultural, 1992;
MIZUKAMI, Maria da Graça N. Ensino: as abordagens do processo. São Paulo: EPU, 1986.

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